sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Os 10 itens essenciais do guarda-roupa feminino por Tim Gunn

 A lista dos 10 itens é popular no mundo inteiro e foi organizada por Tim Gunn em seu livro "Tim Gunn´s Guide of Style", guia de estilo ainda sem tradução para o português. O estilista norte-americano apresenta os  programas de TV Tim Gunn: Guru de Estilo e Project Runway. Ele é consultor de moda, chefe de criação da marca Liz Claiborne e foi por 24 anos professor da Parsons School of Design em Nova York.

1) Pretinho Básico
Um vestido que pode ser usado de dia ou a noite, conforme são combinados os acessórios. Para ser básico ele não deve ser muito curto nem muito decotado, pois desta forma você realmente pode usá-lo em qualquer ambiente.  "Quando me perguntam 'qual a única peça básica que todo guarda-roupa deve ter?' É essa. É imbatível", revela Tim Gunn à revista norte-americana InStyle.

2) Trench Coat
Este modelo de casaco é básico porque pode ser usado sobre qualquer peça de roupa - mas é necessário saber escolhê-lo conforme o caimento no seu corpo. O trench coat simplesmente combina com tudo. Perfeito para dias de chuva, ótimo para ser usado em dias de tempo indeciso ou mesmo quando esfria um pouco. No inverno rigoroso, vai bem sobre blusões de lã, acompanhado de um cachecol quentinho. E no verão, protege o corpo das mudanças de temperaturas entre ambientes e do ar-condicionado, sem esquentar demais, já que seu tecido costuma ser fino. Para Gunn, o clássico mesmo é na cor cáqui, mas nada a impede de escolher um em vermelho, por exemplo.

3) Calça de alfaiataria
Você pode até trabalhar em um ambiente informal e não precisar usar roupas sociais, mas vai lembrar dela quando tiver uma entrevista de emprego ou não quiser usar saia em alguma festa um pouco mais formal. A calça de alfaiataria fica elegante combinada a uma camisa ou a uma blusa de tecido nobre. Mas pode ser usada com camiseta, cinto e sapatilha ou tênis, num visual mais despojado. Não há como comprar sem experimentar. Repare se o tecido revela a marca da calcinha na pele - este é um erro grave que compromete a elegância. Lembre-se que a peça não deve ficar muito justa ao corpo. "Seja ela preta, marinho, cinza chumbo ou marrom chocolate, uma calça com fios de lã ou seda com caimento reto desde a parte mais larga do quadril é uma peça essencial do guarda-roupa", afirma o guru.

4) Saia
Nada mais feminino e característico do guarda-roupa da mulher do que uma saia. Prefira um modelo versátil, que vista bem no seu corpo e que combine com diversos itens do seu guarda-roupa. "A bainha não deve ir além do meio do joelho e nem ser mais curta do que logo acima dos joelhos", comenta. Dependendo do complemento superior, a saia assume diversos estilos. Vista-a com uma camisa, uma blusa chique, uma camiseta ou uma gola rolê junto com um cinto e veja como é possível montar looks variados.

5) Blazer
A peça mais clássica do guarda-roupa masculino é também item básico para as mulheres. A versão feminina é acinturada e o comprimento ideal fica na linha dos ossos da bacia (aqueles ossos evidentes na parte inferior da barriga). Prefira um modelo básico, com dois bolsos discretos na parte da frente, uma lapela fina, um ou dois botões. Ao experimentá-lo ainda na loja, feche o botão da frente para verificar se ele não fica apertado nos seios ou na cintura. Tente mover os braços para frente e para trás para ver se a peça não fica muito apertada nos ombros, bloqueando seus movimentos. Repare também que a costura da linha dos ombros não deve ficar sobrando nem descendo para o braço. "Nem um único item do vestuário complementa melhor um look do que um blazer", defende Gunn.

6) Camisa Branca
A camisa, por mais básico que seja seu corte, se for bem passada e num tecido de qualidade é sempre elegante, um investimento que vale a pena. Pode salvar sua pele em um dia importante no trabalho. Combine com jeans, calça de alfaiataria, saia ou mesmo bermuda. Jamais deixe o sutiã aparecer. Se a blusa ficar semitransparente, vista uma regata branca com alças finas por baixo. E nada de camisa encardida! Quem alerta é o próprio guru: "Apenas lembre-se de fazer a manutenção apropriada da peça!"

7) Vestido para o dia
Um vestido básico para ser usado durante o dia, em um comprimento adequado serve para diversas ocasiões. Vai muito bem ao trabalho, assim como a um almoço de família no final de semana ou um passeio no shopping com as amigas. O consultor enumera seus preferidos: "Meus estilos favoritos são o clássico shift dress (obrigada Michele Obama!), o chemisier que nunca falha e o envelope (obrigada DVF!)", DFV são as iniciais de Diane Von Furstenberg, estilista criadora do modelo envelope, aquele que se usa transpassado na frente. A duquesa de Cambrige, Catherine Midleton, ajudou a popularizá-lo mais ainda ao usar um vestido deste modelo no anúncio de seu noivado.

8) Suéter de cashmere
Uma blusa de malha fina de manga comprida, para ser usada sobre regata ou segunda-pele e embaixo de casacos mais pesados. Vai bem em todas as estações. Cashmere é uma lã fina, mas você pode adaptar esta sugestão de peça de roupa em outro tecido que preferir. Entretanto, Gunn justifica sua escolha: "Este é o único item do vestuário no qual eu atribuo uma textura "luxuosa", porque o cashmere se tornou bem acessível e pode durar anos se for lavado propriamente".

9) Jeans que vista perfeitamente
O modelo tradicional é o mais indicado: corte reto e cor escura, quase sem lavagem. Com o cós não muito alto que vá até a cintura, nem muito baixo que quase aparece a calcinha. Um meio termo entre estas duas medidas é de dois ou três dedos abaixo do umbigo. A tarefa de encontrar um jeans que vista perfeitamente não é fácil, mesmo para quem tem um corpo de revista, acredite! Por isso, não desista e experimente em lojas e marcas diferentes.

10) Blusa básica
"Qualquer uma que combine com seu estilo, sua vida, e que pareça casual com sofisticação", comenta o guru. Tenha pelo menos uma blusa que vista perfeitamente em seu tipo de silhueta, que não seja muito grudada ao corpo nem muito larga como uma bata e também que não apareça a barriga nem seja muito decotada. Melhor ainda se essa peça for lisa e da sua cor preferida, que combine melhor com seu tom de pele e cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário