quarta-feira, 25 de setembro de 2013

8 dicas para diminuir as porções, sem sacrifícios



8 dicas para diminuir as porções, sem sacrifícios

Veja como driblar os exageros à mesa e alimentar-se de maneira saudável e equilibrada

Que delícia é comer quando estamos com fome. Parece até que a comida é mais gostosa, não é? No entanto, muitas vezes comemos por impulso, sem nem perceber. E aí, acabamos exagerando na dose... Para evitar os ataques de gula que prejudicam a saúde, siga as dicas:

1- Use um prato pequeno
 Experimente comer em um prato menor, com talheres de sobremesa. Visualmente você estará comendo um prato cheio, e vai reduzir o consumo dos alimentos de forma tranquila e imperceptível.

2- Coma bem devagar
 A cada garfada mastigue bem os alimentos, cerca de 30 vezes, para que o estômago e o intestino delgado enviem a mensagem de saciedade ao cérebro. Normalmente o corpo leva cerca de 20 minutos para receber esse sinal e indicar que está na hora de parar de comer. Uma boa estratégia é apoiar os talheres no prato entre uma garfada e outra.

3- Entrada é salada
Comece a refeição com um bom prato de verduras e legumes. Como são ricos em fibras, é preciso mastigá-los muitas vezes, e aí você já começa a se sentir satisfeito.  Assim, quando for consumir os outros alimentos, não estará faminto a ponto de cometer exageros e saberá fazer melhores escolhas tanto na quantidade como na qualidade

4- Faça refeições fracionadas
Fracionar a alimentação do dia em pelo menos cinco refeições ajuda a manter uma alimentação equilibrada e saudável – evitando que você fique faminto!

5- Carregue lanchinhos saudáveis
Combine alimentos ricos em carboidratos, como frutas ou cereais integrais, com alimentos ricos em proteínas ou gorduras do bem, como, por exemplo, sanduíche de pão integral com queijo e peito de peru. Esta é uma ótima saída para manter a sensação de saciedade por mais tempo.

6- Invista nas fibras
Nada melhor do que elas para conter o ronco do estômago. Isso porque os alimentos ricos em fibras precisam ser bem mastigados e demoram mais a ser digeridos. Com isso, o cérebro tem tempo de receber a mensagem da saciedade e desliga o botão da fome mais rápido. E, uma vez no estômago, as fibras ocupam bastante espaço, deixando-o satisfeito.

7- Saboreie a comida
Preste atenção ao seu prato e aos alimentos que você está mastigando. Não coma assistindo à TV ou fazendo outra coisa que o distraia, sinta o gosto da comida a cada garfada. Você vai aproveitar muito mais e se sentir satisfeito por mais tempo.

8- Evite repetecos
Terminou de comer? Tire o prato da mesa. Com isso, você evita repetir as porções por impulso, mesmo sem sentir fome.

Fonte: Sadia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário