quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tendências

O que são tendências?

Tendências são as novidades que vão reger o mercado por um determinado período de tempo. São as novas propostas que abrangem todo o mercado de criação como moda, decoração, arquitetura, automobilismo, joalheria, etc. 
Falando especificamente de moda, nada mas são do que previsões e especulações quanto ao uso de determinado cor, tecido, estilos, estampas, manualidades, acessórios, aviamentos, etc. 
Mais estas previsões não são infundadas ou sem base. Elas são produto do ciclo da moda. São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social no mesmo.
As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo, comuns de acordo com análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadores de estilistas, de releituras de quadros históricos, etc. E podem consagrar e focar uma infinidade de coisas e valores: costumes e valores mídiatistas, consagração de ídolos e ícones, costumes étnicos, personagens, personalidades, cores e formas determinadas pelo sentido.
O objetivo do emprego de determinadas cores, texturas, formas etc nas roupas, levado por uma tendência é impressionar os sentidos, e educá-los a sentir as emoções impressas pelo conjunto. Daí o emprego de verdes ao falar de natureza, rosas ao exaltar carinho, fetiches aos vermelhos e carnais etc. Estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência. 
Alguns profissionais, os caçadores de tendências, conseguem antever o que um grupo ou uma grande maioria de pessoas estão aspirando, estão querendo ver num futuro próximo. Essas novidades são apresentadas primeiramente num beureoux de estilo para que profissionais especializados de diversas áreas possam trabalhar seus respecivos produtos. Assim, essas tendências serão mostradas, em primeira mão, nas mais diversas feiras dos mais variados segmentos como a Semana de Moda de Paris, a SPFW, Feira de Design de Milão, Casa Cor, etc.
Atualmente, a tendência é personalizar o gosto das pessoas. Por isso temos a impressão de que tudo está na moda. De fato, existe uma oferta muito grande para que possamos adaptar as que melhor combinam com nosso estilo de vida e assim usufruirmos melhor das tendências.
Em geral, a moda brasileira sobre maior influência dos países europeus e dos Estados Unidos uma vez que estes antecipam uma estação em relação a nossa. Ou seja, a coleção primavera /verão que está sendo comercializada agora lá, serve de influência, referência e modelo para as criações da nossa próxima coleção primavera/verão. Como a moda brasileira passa por transformações atualmente (com uma maior valorização da criatividade e originalidade do produto nacional), uma fatia do mercado já se desprende deste compromisso com o legado internacional.


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