terça-feira, 11 de outubro de 2011

Movimento chama atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama





O mês de outubro é dedicado à conscientização de toda sociedade sobre as atitudes necessárias para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, o Movimento Outubro Rosa propõe que monumentos, prédios públicos e locais históricos de várias partes do Brasil e do mundo sejam iluminados com a cor rosa, com o objetivo de chamar a atenção para a causa.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde (Femama) faz o lançamento nacional do Outubro Rosa 2011 com uma campanha que pretende envolver toda a família com a mulher na luta contra o câncer de mama. Empresas, entidades e toda a população são motivadas a participar.

A doença
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico. Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.

O Inca não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama e alerta que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde. Saiba mais sobre a doença no site do Inca.



Fonte:  http://www.danigarlet.com/ Texto extraída na íntegra de http://www.unimedflorianopolis.com.br, em 07/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário