segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As cores e você

Quer saber como harmonizar e valorizar sua beleza? Faça sua analise de cores,  você vai perceber a diferença que ela vai fazer na sua vida. Sabendo as suas cores adequadas você pode coordenar seu guarda-roupa inteiro, facilitando seu dia-a-dia.

A técnica de Colorismo, ensina como utilizar as cores ao seu favor, tanto na maquiagem quanto nas roupas e acessórios. Para montar um look correto, uma das técnicas é linkar as cores complementares!
Por exemplo: Azul e Amarelo


O Colorismo oferece uma nova divisão das cores baseada na presença de tonalidades mais quentes como o amarelo e laranja e as tonalidades mais frias, tons mais azulados como o rosa. Por fim, teremos dois grandes grupos: a Harmonia Dourada – cores quentes e a Harmonia prateada – cores frias.

Dentro de cada Harmonia há duas estações, na Harmonia Prateada as cores se dividem em Inverno e Verão e na Harmonia Dourada se divide em Outono e Primavera .




Todas as pessoas possuem uma composição natural de cores. Esta composição é formada pela cor dos olhos, do cabelo e da pele. As cores que não pertencem a nossa cartela de cores tornam nossa pele pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. As cores pessoais iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios e cabelos, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Primavera: Pessoas que se harmonizam com tons quentes e vibrantes como verde limão, azul turquesa, dourado, laranjão, vermelho, etc

Olhos - verdes-claros, azul turquesa, castanho – dourado.
Pele - muita clara com sardas, pele dourada, clara com bochechas rosadas
Cabelo -  Ruiva alaranjado, loiro dourado, castanho escuro ou acobreado, loiro acinzentado




Outono: Tons quentes, profundos e terrosos como marrom, azuis esverdeados, amarelo puxado para o mostarda, dourado, etc...

Olhos - Verde oliva, castanho escuro.
Pele - Dourada/ morena bege
Cabelo - Castanho Claro, loiro claro, castanho escuro com um toque dourado.





Verão: Pessoas que se harmonizam com tons suaves como azul bebe, rosa bebe, prata amarelo claro, verde piscina, etc.

Olhos - Acinzentado, Pistache (verde+azul), azul e verde acizentados
Pele - Muito Clara com toques rosados
Cabelo - Loiro, castanho escuro e claro





Inverno: Pessoas que se harmonizam com tons profundos e vibrantes como prata, branco,preto, rosa queimado, azul petróleo, roxo, turquesa escuro, verde escuro, marinho, etc.

Olhos - Castanho escuro, verde escuro, azul escuro, marrom dourado
Pele - Morena, negra, branca de neve
Cabelo - Castanho escuro, preto, castanho médio, loiras prateadas (quase branco)



 EFEITOS DAS CORES:

POSITIVOS:
*Ilumina
*Aparência saudável e descansada
*Harmoniza
*Valoriza os traços
*Equilibra as formas
*Rejuvenesce
*Suaviza a textura da pele

NEGATIVOS:
*Apaga
*Aparência cansada
*Sobrepuja
*Amarela ou acinzenta
*Distorce as proporções
*Envelhece
*Acentua marcas de expressão






Agora mais um pouco a titulo de informação...

Teoria das cores


A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.
Isaac Newton foi o primeiro a associar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.


Círculo cromático utilizado nas belas-artes


Cores primárias seriam um número mínimo de pigmentos a partir dos quais se poderiam obter todas as demais cores. Ou seja, as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Cores terciárias ou intermediárias são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Cores complementares são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (primária) é o laranja (secundária). As cores análogas são as que estão lado a lado no círculo cromático.








Fonte: Google, segura o picumã, teoria das cores, Jurema Sampaio.(http://www.jurema-sampaio.pro.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário